
“Técnica terapêutica milenar chinesa que utiliza agulhas nos pontos dos canais de energia, a fim de restabelecer o equilíbrio bioenergético, proporcionando a saúde.”
A Acupuntura chegou ao Ocidente como uma ferramenta tradicional no tratamento para dores. Porém, como tradicionalmente já era conhecido na China e nos países que a adotaram, ela é muito mais do que isso. Ela é um dos sistemas terapêuticos mais completos e eficazes para tratamento de dores musculares, tendinites, bursites, fibromialgia e doenças do sistema músculo esquelético.
Com o tempo, e com o desenvolvimento das pesquisas na área médica pode-se comprovar a eficácia dessa técnica no tratamento de patologias como: cefaleias, distúrbios de ATM, dores faciais, doenças ginecológicas e do aparelho reprodutor masculino, gastrites, doença do refluxo gastro-esofágico, síndrome do cólon irritável, alergias respiratórias, urticárias, dermatites, ansiedade, insônia, depressão, vertigem e zumbido.
O que pode ser tratado com Acupuntura, Auriculoterapia e Moxaterapia?
Dores
A Acupuntura tem função analgésica e antiinflamatória em muitos casos de dor.
É possível, através da Acupuntura, tratar doenças e sintomas do aparelho músculo-esquelético como tendinites, bursites, contraturas musculares agudas e crônicas, fibromialgia e artrite reumatóide.
Dores de natureza variada como cefaléias (do tipo tensional, enxaqueca), nevralgias, orofaciais (associadas ou não aos distúrbios de articulação têmporo-mandibular – ATM) também podem ser tratadas através de Acupuntura, como tem sido demonstrado pelas pesquisas clínicas nos últimos 20 anos.
Doenças Respiratórias
A Acupuntura é eficaz para sintomas respiratórios decorrentes de síndromes respiratórias alérgicas e crônicas.
Na abordagem da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a rinite, a rinossinusite crônica, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a asma são síndromes cuja origem é entendida de maneira diferente da Medicina Ocidental.
Para o tratamento através da Acupuntura é necessária uma meticulosa consulta médica para abordagem dos sintomas respiratórios cuja origem é entendida como multifatorial.
Saúde do Homem
Os ciclos de vida de homens e mulheres são encarados de maneira peculiar na Medicina Tradicional Chinesa.
Da mesma maneira, os acontecimentos na saúde dos homens são encarados de maneira individualizada através dessa abordagem tradicional.
Sendo assim, a infertilidade, a ejaculação precoce, a impotência podem ser tratados através da Acupuntura, abordando a Fisiologia do Aparelho Reprodutor Masculino integrada à Saúde Global desses pacientes: doenças de base (Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus), Situação de Trabalho, Alimentação, Sono e Atividade Física.
Saúde da Mulher
Os sucessivos ciclos na vida de uma mulher são pontos fundamentais de análise na Medicina Tradicional Chinesa.
A Menarca, a presença de cólicas menstruais, a Síndrome de Tensão Pré Menstrual, a Fertilidade, as Gestações, as alterações endocrinológicas, o Climatério todas essas situações clínicas são altamente relevantes nos cuidados da saúde da mulher nos tratamentos de Acupuntura e Fitoterapia Chinesa.
Além disso, a orientação do cuidado com a alimentação, a indicação de atividade física e de práticas corporais terapêuticas, a observação da higiene do sono nas pacientes são integrados a cada nova sessão de Acupuntura, de modo a abranger de maneira mais completa a saúde feminina.
Doenças Digestivas
A função digestiva, segundo a Medicina Tradicional Chinesa, é o momento em que não apenas os alimentos são processados de maneira a gerar energia ao organismo.
O estômago, o pâncreas, os intestinos, o fígado, a vesícula biliar, na MTC, têm funções que extrapolam seu desempenho como órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos.
O bom funcionamento desses Zang Fu (órgãos e vísceras) garante, por exemplo, que o Qi circule de maneira eficaz pelo corpo gerando energia. Desse modo tratar situações de gastrites, refluxo, colite, constipação intestinal, síndrome do cólon irritável através da Acupuntura é tanto possível quanto necessário para o restabelecimento da Saúde Global dos indivíduos.
Doenças Neurológicas
Doenças neurológicas são distúrbios do sistema nervoso e podem manifestar uma série de sintomas devido a anormalidades na estrutura nervosa, na bioquímica ou na eletrofisiologia no cérebro, medula espinhal, nervos periféricos e músculos.
Vivemos tempos de aumento da prevalência de todas as doenças neurológicas: as cefaléias como a Enxaqueca, as doenças cerebrovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como as doenças inflamatórias e autoimunes como a Esclerose Múltipla (EM) e, com o envelhecimento da população mundial, as doenças neurodegenerativas como a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), a Doença de Alzheimer e outras demências e a Doença de Parkinson, condições devastadoras que representam grande ameaça à saúde humana, e aumenta a enorme carga sócio-econômica sobre pacientes e famílias.
Embora a patogênese de cada doença neurodegenerativa seja diferente, elas ainda compartilham características clínicas semelhantes e mecanismos comuns, como agregação de proteínas anormais, apoptose de neurônios e perda sináptica gerando anormalidades nos neurotransmissores e na condução de impulsos pelo corpo, gerando os sintomas neurológicos.
A acupuntura, como tratamento médico alternativo tradicional, tem eficácia clínica significativa e cientificamente comprovadas no tratamento das doenças neurológicas, especialmente cefaléias e neurodegenerativas.
O efeito terapêutico do tratamento da acupuntura é inserir uma agulha em “acupoints” específicos na superfície do corpo, enquanto gira manualmente ou aplica estimulação de pulso elétrico. A estimulação dos nervos periféricos pela acupuntura pode auxiliar, modular, recuperar a neurotransmissão e contribuir com o reparo neuronal. A melhora dos sintomas leva ao alívio e melhora da qualidade de vida dos pacientes.
Saúde Emocional
Os sintomas emocionais são cada vez mais frequentes em nossa sociedade. Nesse sentido, a Acupuntura pode auxiliar na prevenção e cuidado de estados de depressão ou transtornos de ansiedade, ajudando os pacientes a se restabelecer emocionalmente.
Para quem é indicada esta técnica ?
Dor na cervical, dor na lombar, dor no ombro, joelhos, tornozelos e punhos, dor de cabeça, menstruação irregular, cólica menstrual, TPM, sintomas da menopausa, insônia, problemas respiratórios, desequilíbrios emocionais como ansiedade, tristeza e estresse, problemas dermatológicos, dores gástricas, má digestão, azia, Doenças do sistema reprodutivo, como cólicas menstruais e infertilidade, Doenças gastrointestinais, como úlceras estomacais e constipação (intestino preso).
Esta técnica pode ser usada em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Laser
Com eficácia reconhecida pela OMS – Organização Mundial da Saúde para tratamento de várias patologias, a tradicional Acupuntura pode ser substituída com grande vantagem pela LASERPUNTURA: Substituindo as agulhas por LASER de Baixa Intensidade aplicado nos pontos de Acupuntura, a Laserpuntura mantém todos os benefícios da técnica e ainda promove efeitos analgésico e anti-inflamatório. Por dispensar o uso de agulhas, o procedimento é totalmente indolor, seguro e não invasivo, contribuindo para o bem-estar e confiança das pessoas com fobia de agulhas.